José Geraldo Ribeiro
A LENDA DO SAPATEIRO
A LENDA DO SAPATEIROUm menino pobre que vive nas ruas encontra uma bola em um lixão de onde recolhe objetos para o seu sustento diário. As formas peculiares da incógnita esfera de couro deixam bem claro de não se tratar esta, de uma das muitas bolas de futebol que o garoto já havia encontrado antes. Sem saber ainda para que o objeto pudesse servir, o jovem decide levá-la consigo e se apega inexplicavelmente ao seu intrigante achado, passando a carregá-la consigo em suas perambulações pela gigantesca metrópole.
Após algum tempo e inúmeras tentativas de reavivar sua inseparável companheira, o menino descobre tratar-se de uma bola de basquete, momento em que se vê diante da esperança de sobrevida para aquela preciosidade até então, inútil, ao ouvir sobre a existência de intrépidos homens conhecidos como sapateiros, mestres na arte de restaurarem coisas e que já haviam trazido de volta à vida, bolas como aquela, permitindo que elas pudessem estender seus serviços ao esporte para qual haviam sido criadas.
A busca incansável de uma maneira de custear a recuperação de seu precioso tesouro é contada nesta história, bem como os rumos do destino do garoto simples a partir do renascimento do que viria a se mostrar, o seu amuleto da sorte, e da descoberta de um dos mais potentes instrumentos de cura das mazelas sociais do mundo, o esporte.